domingo, 6 de abril de 2014

#2 CsF: Pré-requisitos

Boa tarde queridos!!!

Como é dúvida global (e preguicinha geral né? rs) vou postar para vcs quais pré-requisitos são necessários para se candidatar ao CsF.

Começando do começo...
1 - ENEM!!! 
Acreditem! Até hj isso não caiu... Todos nós sabemos que o ENEM não expõe a realidade da maioria dos estudantes com aquelas questões subliminares, mas.... oq vale é a intenção =D
Você precisa ter feito pelo menos 600 pontos no ENEM. Não levem em conta o que diz o site do programa, que "o ENEM será usado como critério de classificação" as unis não estão interessadas nisso, acredite!
Para acompanhar as datas de realizações do exame, vc pode entrar em contato com o MEC pelo 0800 616161 ou acompanhar pelo site do Inep (http://enem.inep.gov.br/resultadosenem/), se não me engano, as inscrições acontecem em junho/julho e as provas são feitas em outubro/novembro. Fiquem atentos!

2 - Perfil de excelência
Aqui que o bicho pega....
Para conseguir a bolsa, a sua universidade (do Brasil) precisa acreditar que vc não vai fazer vergonha pra eles fora do país e que vai se destacar. Pois bem, cada universidade pode estabelecer seus critérios.
Na minha universidade por exemplo, o perfil de excelência pode ser expresso pelo próprio histórico acadêmico, não posso ter DPs e preciso ter um bom desempenho acadêmico, ter média global acima da mínima. (Não é impossível!)

3 - Exame de proficiência*
Uma grande porcentagem do nosso desânimo e desconfiança se concentra no exame de proficiência! Quem ainda não fez, acredite, é terrível esperar o dia da prova!
Mas... não é um bicho de sete cabeças, muito pelo contrário, é bem simples e tranquilo se vc fizer um bom planejamento.
O programa exige que vc saiba, pelo menos, o mínimo para não morrer de fome lá fora (acreditem a nota exigida para a graduação é bem baixa, e muito fácil de conseguir). No caso do Reino Unido, a nota sempre foi 6 pontos no IELTS e o equivalente para o TOEFL. Nessa chamada 170/2014 (a do primeiro semestre de 2014) baixou para 5,5 com o mínimo de 4,5 para conseguir a bolsa e fazer o que eles chamam de PSE, um curso de inglês de duração mínima de 3 meses, para aprimorar o inglês.
Para cada país é exigido um mínimo no exame de proficiência da primeira língua do país desejado. É importantíssimo ler o edital com cuidado e ser sincero com vc mesmo, será que meu nível da língua x é o suficiente para conseguir essa nota???
* Já já farei um post sobre as diferenças entre os exames IELTS e TOEFL, aguardem! =D

4 - Bolsas e Premiações
Além de vc ter tirado 600 pontos no ENEM, ser bom aluno e falar bem a língua do país, vc pode dar um "up" na sua candidatura se for bolsista (PROUNI ou PIBIC) e se tiver sido premiado de alguma maneira no ensino médio ou durante a graduação.
No meu caso, não sou bolsista nem nunca fui. Usei certificados de premiações que consegui no ensino médio como: Bom desempenho no Saresp por 2 vezes, classificação para a segunda fase de olimpíadas de matemática e honra ao mérito por desempenho acadêmico.

Não se assustem e nem pensem que é o fim de tudo se não tiverem premiações ou não forem bolsistas, a universidade está muito mais interessada no seu desempenho acadêmico HOJE na faculdade e sobretudo na sua FLUÊNCIA na língua do país para o qual vc está "aplicando".

Acho que é isso, espero que tenha ajudado pelo menos um pouquinho... vou fazer um post sobre os exames de língua inglês o mais rápido possível! Fiquem atentos!

Abraço seus lindos e lindas *-*

Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário